Aché Projeto Visibilidade >

Contexto: no mercado de produtos farmacêuticos a visibilidade da marca no ponto de venda é fundamental. Ela gera familiaridade por sua presença maciça e reconhecimento pela facilidade de identificação, seja pelo consumidor e principalmente pelos atendentes/balconistas das farmácias.

As embalagens Aché não valorizavam o reconhecimento da marca e a objetividade das informações, além dos medicamentos tarjados terem um conceito gráfico ineficaz para comunicar diferenciação, seja da concentração do princípio ativo e/ou da quantidade de produto, deficiências graves se tratando de medicamentos. Além disso, a assinatura de aval Aché em medicamentos MIP (medicamentos isentos de prescrição) era muito tímida (ex.: Sorine).

Aché e os concorrentes: Aché foi avaliada como marca de qualidade e confiabilidade pelos consumidores e pelos profissionais da saúde, em nítida vantagem diante dos concorrentes.

Objetivo: alinhamento gráfico entre todos os medicamentos tarjados, genéricos (assinatura Biosintética) e aval de marca nos medicamentos MIP (medicamentos isentos de prescrição) e GIP (genéricos isentos de prescrição).

Desafio: resolver todas as questões de comunicação e diferenciação de forma padronizada, respeitando a rigorosa legislação da ANVISA para medicamentos e garantir que as aplicações seriam feitas com rigor técnico e visual (desenvolvimento de Manual específico de embalagens).

Aché_Anteriores_Medicamentos_M+Design

A arquitetura: a estratégia foi aumentar a visibilidade da marca Aché e incluir padrões de informações e diferenciações entre medicamentos, tudo dentro das rígidas normas da ANVISA. Os valores positivos da marca Aché deveriam ser transferidos à recém-adquirida marca de genéricos Biosintética.

Aché_Manuais_Medicamentos_Testeira_M+Design

A assinatura de marca: um arco ascendente delimita uma testeira, que passou a ser comum a todas as embalagens Aché e Biosintética. O arco revela “crescimento e amplitude do Aché, horizonte para os colaboradores, futuro para a empresa e grandeza para enfrentar desafios”, segundo depoimento da Diretora Comercial do Aché, Vânia Nogueira Machado.

Aché_Embalagem_Medicamentos_M+Design

Nos produtos tarjados a “Testeira Aché” é aplicada em conjunto com o fundo predominante “Rosa Aché”, sendo que nas embalagens MIP cada produto adota um conceito gráfico único, para valorizar seus atributos, diferenciais e benefícios específicos.

 

Aché_Laboratório_Medicamentos_M+Design

Especificamente nos produtos genéricos, a testeira tem assinatura Biosintética, com aval empresa Aché.

Aché_Manuais_Medicamentos_Detalhe_M+Design

A aplicação escrita dos princípios ativos, respectiva concentração e indicação de quantidade foi padronizada (tipo e tamanho de letras), a fim de criar uma unicidade visual. Para facilitar o reconhecimento do mesmo medicamento com diferentes concentrações, foram utilizadas paletas de cores específicas nos boxes onde estas informações estão aplicadas, criando assim um eficaz foco de atenção visual, o que facilita o trabalho do atendente/balconista nas farmácias em achar o produto receitado, além de melhorar a percepção de qualidade pelo consumidor.

Aché_Novo Padrão_Gôndola_Medicamentos_M+Design

Este conjunto de ação resulta numa presença forte e coerente da marca no PDV, valorizando-a junto aos consumidores e ao público influenciador (médicos e farmacêuticos).

Aché_Manuais_Medicamentos_01_M+DesignA engenharia: o complexo estudo, que definiu soluções para todo o portfolio Aché, deveria ser aplicável nas embalagens atuais e nos futuros lançamentos. Para isso, desenvolvemos o Manual de Identidade Visual das Embalagens com orientações detalhadas para todos os formatos e tipos de embalagens.

Aché_Manuais_Medicamentos_02_M+DesignO Manual e o treinamento: foi desenvolvido um manual completo incluindo todas as versões/linhas de produtos e também todas as regras de aplicação de textos diversos. Visando o real entendimento das regras e importância do uso do Manual, foi necessário um treinamento específico da equipe interna de editoração eletrônica do Aché, com objetivo de garantir que todas as aplicações seriam feitas corretamente e, desta forma, potencializar os investimentos futuros na construção de imagem da nova Aché.

Aché_Manuais_Medicamentos_03_M+Design

Aché_Manuais_Medicamentos_04_M+Design

Aché_Manuais_Medicamentos_05_M+DesignResultado Projeto Visibilidade Aché: Familiaridade + Reconhecimento + Confiança + Visibilidade = VALOR DE MARCA.

 

 

 

 

 

 

Conheça trabalhos do mesmo cliente


Veja Também